« Home | Perdoar é apenas uma palavra... » | Todos os acasos conspiram... » | O jardim das paixões extintas... » | Não oiço a chuva que cai mas o silêncio em que ela... » | Parar de esculpir demoras... » | Um dia será tarde demais... » | Tiramos fotografias para nos lembrarmos ou para se... » | Fogo, Vento e portas por abrir... » | Acreditar é ver no rosto dos outros o rasto do inf... » | Heterónimo da Pessoa » 

Wednesday, August 25, 2004 

Reversus situs...

Subitamente sou arrancado ao sono. Aquela estranha aparição invadiu o reduto dos sonhos e fez-me despertar.
Deixo a angústia de vigília e procuro um cigarro. Acendo-o. A chama ténue ilumina o quarto por breves momentos. Nesta chama estiveram concentrados todos os fogos. Todos os fogos, o fogo.
O cigarro está aceso. Vejo-me rodeado pelo fumo que dele se liberta. Levo-o aos lábios e fumo-o lentamente. Saboreio cada trago e fumo-o como se estivesse a reconciliar-me com a vida.
A cinza cai ao chão, contudo não lhe atribuo qualquer importância. A cinza marca a passagem das horas. Afinal esta é a cinza das horas...
Dentro de momentos o cigarro apagar-se-á. O cigarro apagou-se. Não há mais fumo libertado, apenas cinza no chão. Abro a janela. O vento invade o quarto e dispersa as cinzas como quem dispersa memórias.
Foi breve a reconciliação com a vida. A finitude do cigarro desvenda-me a angústia que sempre quis esconder. Sobretudo de mim.
Estou aqui quando não devo estar, no entanto, não sei onde devo estar. Procurar-me-ei em qualquer outro lugar que não aqui. Em qualquer lugar contrário a este...

De facto, seria muito agradável poder dizer "Reversus Situs" sempre que nos sentíssemos inadaptados ao mundo...ou somente quando a tristeza estivesse por perto...

Faz-me lembrar aquela ideia que, por certo já nos assolou pelo menos uma vez na vida - a de não morrer não vivendo...apenas desaparecer por umas horas ou mesmo uns dias... e depois voltar como se nada fosse.

Levar a vida como um tourista, que tão cedo não pensa regressar...


PS: o teu tempo expirou, o dia 19 já lá vai...

Post a Comment
on-line

Powered by Blogger

online
Spyware Remover Page copy protected against web site content infringement by Copyscape